
27 de fevereiro de 2007
23 de fevereiro de 2007
Zeca Afonso - 20 Anos

Neste dia não podia deixar de fazer referência a um ícone da nossa sociedade que faz hoje exactamente 20 anos que nos deixou, vítima de doença incurável. Esta ilustre personagem é José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (ZECA AFONSO).
Foi um dos mentores da canção de intervenção em Portugal, recusando-se a aceitar a sociedade com ela era, erguendo a sua voz no combate ao fascismo implantado por Salazar. Injustiçado por estar contra a corrente, morreu pobre e abandonado pelas instituições. No entanto está mais que na altura de lhe ser prestada a devida homenagem.
A Morte Saiu à Rua
Naquele lugar sem nome para qualquer fim
Uma gota rubra sobre a calçada cai
E um rio de sangue de um peito aberto sai
O vento que dá nas canas do canavial
E a foice duma ceifeira de Portugal
E o som da bigorna como um clarim do céu
Vão dizendo em toda a parte o Pintor morreu
Teu sangue, Pintor, reclama outra morte igual
Só olho por olho e dente por dente vale
À lei assassina, à morte que te matou
Teu corpo pertence à terra que te abraçou
Aqui te afirmamos dente por dente assim
Que um dia rirá melhor quem rirá por fim
Na curva da estrada há covas feitas no chão
E em todas florirão rosas de uma nação
(Zeca Afonso)
22 de fevereiro de 2007
21 de fevereiro de 2007
14 de fevereiro de 2007
História do dia de S. Valentim

Durante o governo do Imperador Claudius II (Marcus Aurelius Claudius Augustus Gothicus, Imperador Romano), este proibiu a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército.
Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. No entanto a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens demonstraram o seu apoio mandado flores e recados dizendo que apesar de tudo ainda acreditavam no amor.
Entre as pessoas que lhe mandavam mensagens estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro, esta conseguiu a permissão do pai para o visitar. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão.
O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”. Expressão ainda hoje utilizada.
E este dia passou a ser comemorado para prestar homenagem ao mártir S. Valentim, após a Idade Média este tornou-se o patrono dos enamorados.
12 de fevereiro de 2007
11 de fevereiro de 2007
Fórum Electrónico

Entre os dias 12 de Fevereiro e 12 de Março a RIA (Rede Ibero-Americana de Animação Sociocultural) promove um fórum electrónico cuja questão de partida é "De que falamos, quando falamos de Animação Sociocultural?".
O Fórum assume-se como um espaço de debate e de reflexão sobre questões pertinentes para todos os que trabalham e se interessam pela área da Animação Sociocultural.
10 de fevereiro de 2007
Sugestão para o Fim de Semana: Visite a Cidade Falcão
É durante o período medieval que esta região, e mais concretamente a então vila de Pinhel, assume uma importância relevante no contexto nacional. A proximidade geográfica com Espanha colocou Pinhel como fulcro de um sistema fortificado mais abrangente, que incluía os castelos de Trancoso, Marialva e Castelo Mendo. Até à assinatura do tratado de Alcanizes, era uma das praças mais avançadas do reino de Portugal na Beira Alta. Pinhel é uma cidade repleta de edifícios lindíssimos.





9 de fevereiro de 2007
Referendo -11 de Fevereiro de 2007

Em véspera de referendo é altura de reflexão. Estamos perto da hora da verdade e está na altura de deixar a nossa consciência falar por nós, de pensarmos no que está realmente em causa. Este referendo não é para a liberalização do aborto como os partidos e os movimentos defensores do não nos estão a tentar fazer pensar. Este referendo é para despenalizar a Interrupção Voluntária da Gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas.
Vamos deixar-nos de cinismos está na hora da verdade a lei actual não está ser comprida centenas de mulheres abortam todos os dias … as ricas vão para clínicas privadas em Espanha ou Inglaterra ou outro país qualquer onde tenham boas condições, as pobres recorrem a clínicas clandestinas sem condições nenhumas de higiene ou segurança, se forem apanhadas são condenadas… e o que acontece as meninas ricas que praticam os mesmos actos no exterior? Não será o mesmo crime? Ou por ter sido praticado noutro país deixa de ter o mesmo peso que teria se fosse realizado em Portugal? Não estão em ambos os casos a matar um vida humana? Não acham que está na hora de mudar esta situação?
Uma lei que despenalize o aborto não obriga nenhuma mulher a abortar, o que se pretende é que todas as mulheres, no caso de ser necessário abortar, possam usufruir das mesmas condições.
Porque o que está em causa não é o “direito ao aborto”, nem “ser a favor do aborto”, mas antes o respeito pelas mulheres que decidem interromper uma gravidez até às 10 semanas, por, em consciência, não se sentirem em condições para assumir uma maternidade.
8 de fevereiro de 2007
I Congresso Internacional de Animação, Artes e Terapias

Nos dias 19 a 21 de Abril de 2007, irá realizar-se em Ponte de Lima o I Congresso Internacional de Animação, Artes e Terapias. A organização ficou a cargo da Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, do Grupo de Teatro Unhas do Diabo e da Escola Superior de Teatro da Galiza, em colaboração com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima e Conselho da Cultura Galega.
6 de fevereiro de 2007

Depois de Portalegre (2004) e Faro (2005) será a vez da cidade de Almada acolher os próximos "Encontros Alcultur", entre os dias 22 e 24 de Fevereiro de 2007, promovidos pela CultIdeias, Lda., tendo como parceiro estratégico o Município de Almada. Esta nova edição dos "Encontros" tem como objectivo contribuir para a preparação do V CAMPUS EUROAMERICANO DE COOPERAÇÃO CULTURAL e tem como tema principal a "Cultura, descentralização e desenvolvimento local", organizando-se em conferências, painéis, mesas redondas e oficinas de trabalho.
5 de fevereiro de 2007
Festa da Amendoeira em Flor

Reza a lenda “que a amendoeira foi a única árvore que conseguiu enganar o Diabo. Por ser a primeira árvore a dar flor, Satanás convenceu-se de que podia, «sem trabalho nem amanho», ter frutos. Só que, enquanto as outras espécies iam dando frutos, a amendoeira continuava a desenvolver lentamente os seus. No Outono é que mostrou os seus frutos secos e maduros, tendo o Diabo passado muita fome e do descanso não tirou qualquer proveito.”
Todos os anos em meados de Fevereiro um tom branco e rosado cobre, as encostas viradas para o Douro, da região de Riba Côa. É um «espectáculo» único e digno de contemplação. Este fenómeno é o melhor cartão de visita do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Este ano a Festa da Amendoeira em flor vai realizar-se nos dias 23 de Fevereiro a 11 de Março.
4 de fevereiro de 2007
2 de fevereiro de 2007
Sugestão para o fim de semana: Visite Castelo Rodrigo
Esta vila medieval é uma das doze «Aldeias Históricas de Portugal». Situada na província da Beira Alta, numa elevação a 820 metros de altitude, de onde se vislumbra a serra da Marofa, a vila de Figueira e paisagens que se estendem até Espanha. A sua história enraíza-se nas suas ruas e na memória das suas gentes onde ficaram gravadas para sempre as famosas batalhas entre Portugal e Espanha.