19 de março de 2007

A origem do Dia do Pai


Ao que tudo indica, o Dia do Pai tem uma origem bem semelhante ao Dia da Mãe, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia do Pai. Ela queria homenagear o seu pai, que após o falecimento da esposa em 1898, ao dar a luz ao sexto filho, teve que os criar sozinho.

Já adulta, Sonora sentia orgulho do pai, pois tinha conseguido superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington. O primeiro Dia do Pai norte-americano foi comemorado a 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia do Pai nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).


Nos outros países:

Itália e Portugal - a festividade acontece no dia de São José, 19 de Março.

Reino Unido, Peru e Argentina - é comemorado no terceiro domingo de Junho.

Grécia - essa comemoração é recente, a data é 21 de Junho.

Canadá - é comemorado no dia 17 de Junho

Alemanha - não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou.

Paraguai, Austrália, África do Sul e Brasil - A data é comemorada no segundo domingo de Junho.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia do Pai. Lá os homens comemoram o seu dia a 23 de Fevereiro, e chama-se "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Sem comentários: